Para você que está pretendendo "adotar" o filhote de um cão ou um cão já com uma certa idade, eu, segundo experiencia própria gostaria de lhe dar um conselho.
Primeiramente pense, analise e tenha certeza de que você realmente está decidido e quer ter um cão ou precisa ter um cão.
Vou te dizer porque.
Não é uma tarefa muito fácil cuidar do animalzinho como ele deve ser cuidado.
Eles necessitam de amor, de carinho, de atenção e dos cuidados necessários para que seu estado físico, social, emocional e de saúde crincadeiras bem.
Eu já conheci diversas pessoas que adquiriram um cão na empolgação, sem antes ter analisado todos os pormenores da situação de estar introduzindo na família um novo membro.
E o que aconteceu?
Alguns adquiriram raças que o comportamento do animal não era compatível com o da família, ou seja, o cão se tornou agitado quando cresceu e a família era tranquila. Resultado: o animal acabou sendo um gerador de estresse e ao mesmo tempo para ele também a situação não estava boa, pois ele queria gastar suas energias e ficava restrito a uma vida sem a movimentação que, para ele seria a sua alegria.
Outros adquiriram um cão de raça sossegada e a família era hiperativa. Resultado: o cão vivia se desvencilhando das brincadeiras e agitações da família que queria por todo custo que o cão participasse.
Mas não era o temperamento dele, ora!
Se ele falasse a língua dos homens, aposto que eles ouviriam ele falar constantemente: "Por favor, deixem-me em paz". Ou se falasse inglês talvez, poderiam ouvir: " fuck you, everybody", não é?
Houve um caso acontecido com um amigo que sua residência não tinha tanto espaço e ele, num ato impensável, na empolgação por achar o cachorro bonito, adquiriu uma fêmea de Pastor Alemão.
Enquanto ela estava pequena era uma gracinha, não ocupava muito espaço e era como um bebezinho.
Mas quando cresceu o espaço se tornou pequeno e ele percebeu que o animal não estava se sentindo bem naquele ambiente, além de um detalhe...ele ou a esposa precisava fazer a limpeza cotidiana das fezes e urina do cão. Resultado: Os dois foram ficando estressados com o animal e passaram a maltratá-lo e sentir uma aversão por ele ao invés de amá-lo.
Alguns amigos até lhe deram um conselho meio que "mexendo em sua ferida" dizendo: "O correto seria você levá-lo três vezes ao dia para dar uma volta. Leve com você uma sacolinha e uma pazinha para que quando ele fizer o cocô na rua você pega e coloca dentro da sacolinha".
Mas há diversas raças e até mesmo muitos RNDs (raças não definidas ou vira-latas) que dependendo das suas condições para a aquisição são realmente muito bacanas.
Eu, particularmente, gosto muito de animais e ter a amizade deles é muito gratificante.
Eles realmente tornam-se amigos de verdade e nos dão carinho e querem o nosso também.
Eu tenho o vídeo de uma cachorrinha que eu tinha e que, tudo indica que houve o dedo de alguém sem sentimentos em sua morte. O vídeo está neste link
http://youtu.be/wt5mSyOAgc E quem quiser assistir o vídeo não é muito longo, ok?
Mas enfim é isto que queria falar para quem está pensando em adquirir um cão.
Um conselho e uma apelação ao mesmo tempo: Se você adquirir um animal, trate-o com carinho. Não faça como muitos fazem por aí, espancando, batendo, machucando, deixando na chuva, passar fome e etc...
E se você adquirir e com o tempo se de conta de que deu um passo errado, tome uma atitude que seja bom para vocês dois, procure um outro dono para ele.