As redes sociais representam sucesso pelo Brasil, estrutura formada por pessoas e organizações, relacionadas e conectadas, partilhando valores e objetivos em comum. Nesta seleção estão as 10 redes sociais mais acessadas do país, de acordo com levantamento da ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa Experian, a Hitwise. Esse relatório foi divulgado em janeiro de 2014, porém ele é referente ao ultimo trimestre de 2013. Durante os 3 meses, foi notado que a maior audiência das redes sociais são composta por pessoas da faixa etária de 25 a 34 anos (27,45%), seguido pela faixa de 18 a 24 anos (23,57%), e pela pessoas com idade entre 35 e 44 anos (20,46%).
É inegável, o forte apelo dos brasileiros pelas redes sociais, o que antes era novidade, hoje se tornou cotidiano. O brasileiro gosta de falar, expor, serelacionar de alguma forma. Esse meio tende a crescer ainda mais com os aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Line, e telegram.
E através das mesmas, são transmitidas e divulgadas informações, pessoais e gerais, de maneira que diversas opiniões sejam colocadas. É interessante perceber também que o surgimento das redes sociais possibilitou modificação geral no universo da internet e comportamento da sociedade. E os brasileiros acompanham o sucesso com grande presença pelas redes.
O Google+ é a nona posição entre as 10 redes sociais mais acessadas do Brasil, e muitas vezes é rede social pronunciada como Google Plus, e abreviada de G+. Trata-se de rede social e serviço de identidade pelo Google Inc., com lançamento em 2011.
A construção foi para agregar serviços do Google, como PlayStore, Youtube, GMail. E também são introduzidas características novas como Círculos, que são grupos de amigos. Porém o Google não assume que seja uma rede social para competir com as lideres do mercado, diz ser apenas uma unificação dos seus serviços.
O Bate-papo UOL permite de maneira direta os diálogos e relacionamentos on-line. Dessa maneira é possível interagir e conhecer pessoas diferentes, por diversas salas e categorias. Apesar de existir a mais de uma década, o tradicional bate-papo da UOL, continua sendo muito frequentado, sobretudo por pessoas interessadas em algo a mais. Como o anonimato é mantido, há uma grande procura de LGBT, heterossexuais e garotas de programas com um interesse em comum. Assim, como também, há salas mais reservadas com assuntos variados.
Um dos grandes atrativos são as salas com pessoas de seu estado, e cidade. É ótimo para conhecer pessoas novas.
Badoo foi fundada por Andrey Andreev, empreendedor russo, no ano 2006; o website tem administração partindo de Londres, onde fica a sede. O semanário The Economist divulgou artigo descrevendo como esta rede social transformou-se uma das empresas mais importantes da internet pela Europa. A operação atinge 180 países, sendo mais ativo na Espanha, na América Latina, França e Itália.
O Badoo é uma espécie balada virtual, onde você pode ver e conversar com todo mundo. Xavecar é a principal intenção. Uma conversa pode resultar num relacionamento real. Diferente de outras redes sociais, não é o lugar de se relacionar com seus parentes e amigos, mas sim, conhecer pessoas novas com interesses semelhantes ao seu, e o melhor, perto de você. Através da localização do aplicativo do celular, é possível conhecer o perfil das pessoas ao seu redor.
Já são 211 milhões de usuários no mundo todo, e o Brasil é a maior audiência da rede social.
O Orkut é filiado ao Google, com criação em 2004, para auxiliar membros a conhecer pessoas e cultivar relacionamentos. O nome vem do projetista chefe e engenheiro turco do Google, Orkut Büyükkökten. Em janeiro desse ano, completou 10 anos, amargando uma grande queda de audiência.
A princípio o alvo era para Estados Unidos, porém a maioria dos participantes são do Brasil e Índia. Pelo Brasil, o Orkut possui mais de 30 milhões de usuários, mas em 2012 foi ultrapassado pelo Facebook, em usuários (83 milhões), e em audiência (67,96%). Nesta seleção ocupa a quinta posição.
Esta rede social de compartilhamento de foto e vídeo possibilita para usuários capturar fotos e produzir vídeos, aplicação de filtros digitais e compartilhamento de materiais em muitos serviços de redes sociais, como Twitter e Facebook.
A característica diferenciada é limitação das fotos em forma quadrada, parecida com Kodak Instamatic e da Polaroid. É possível também a gravação e compartilhar vídeos de até 15 segundos pelos usuários, recurso inspirado no app Vine. Apesar das maiores funções do Instagram ser feito pelos usuários através dos smartphones, a versão web é uma das mais acessadas no Brasil. O sucesso é ainda maior após a inclusão dos famosos, onde o usuário pode acompanhar de perto os ídolos. Confira os
famosos mais seguidos no Instagram do Brasil.
O Instagram já possui 200 milhões de usuários no mundo todo, e 60 milhões de fotos são postadas diariamente.
Creio que todos conhecem o Yahoo respostas, um site que ajudou e ajuda muitas pessoas em questões não encontrada na web, ou por inúmeras dicas sobre algo.
Este serviço permite às pessoas cadastradas o envio de perguntas e respostas, e foi lançado pelo portal Yahoo! no ano 2005. Mais tarde a questão é finalizada pelo autor da pergunta, escolhendo a resposta mais adequada, ou a questão é posta em votação em omissão do responsável da pergunta.
Ao contrário de outros serviços como o Ask.fm ou formspring, não permite perguntas ou respostas anonimas. É necessário cadastro e e-mail válido. Um sistema de pontos/níveis incentiva as pessoas realizarem ações diversas dentro da rede social.
Esta rede social é da Letônia, permitindo aos usuários o recebimento de perguntas de vários usuários ou de pessoas que não têm cadastro; Ask.fm é terceira posição nesta seleção, das 10 redes sociais mais acessadas do Brasil com incríveis 1,69% de participação. Com mais de 10 milhões de usuários, a rede social é muita frequentada por pessoas de 12 a 18 anos, por ser uma forma de fazer perguntas que não teria coragem pessoalmente. É como se fosse uma versão virtual do antigo caderno de perguntas que tanto fizeram sucesso nos anos 90.
Todas as questões, anonimas ou não, seguem para caixa de entrada do usuário, local em que pode selecionar entre responder as mesmas ou pela exclusão. O armazenamento de todas as repostas é no perfil do usuário, de visão para todos.
Twitter é além de rede social, servidor para microblogging, possibilitando aos usuários o envio e recebimento de atualizações pessoais e diversos contatos, através de textos de até 140 caracteres, populares como tweets, pelo website do serviço, softwares específicos de gerenciamento e SMS. Mesmo sendo muito utilizado do desktop, mais de 80% dos usuários do Brasil acessam através dos aplicativos móveis.
O Brasil já é o segundo em número de usuários na rede (33,3 milhões), e um dos mais ativos. O serviço se popularizou após a entrada de celebridade, atletas e autoridades. Ela se tornou um canal de comunicação importante, com pronunciamento de decisões e novidades, que repercute até na TV nacional.
O site possibilita aos usuários o compartilhamento de vídeos e carregamento dos mesmos, no formato digital. A fundação foi em 2005, pelos 3 pioneiros do PayPal, site popular com gerenciamento de transferência de fundos. O Youtube não tem as mesmas característica das redes sociais citadas, porém ele classificado como rede social, pois há perfis (canais) e relações entre eles.
É disparado o mais popular site com esta proposta, pela condição de hospedagem de quaisquer vídeos, com exceção de materiais protegidos por copyright. Em 2013, a plataforma alcançou o marco de 1 bilhão de usuários únicos mensais acessando os videos. Desses, 9,75% vieram do Brasil, pois nove em cada dez internautas brasileiros usam o Youtube para assistir videos.
Você pode conferir o tamanho da popularidade através da quantidade de visualizações dos
videos mais vistos, e os
canais com mais inscrições no Brasil e
no mundo.
Facebook é líder nesta seleção, entre as 10 redes sociais mais acessadas do país. É site e também um serviço de rede social, com lançamento em 2004, e de propriedade privada da Facebook Inc., responsável pela operação. A rede social é a mais acessada do mundo, e em 2013
ultrapassou até o Google em numero de acessos no Brasil. O sucesso refletiu em 1,5 bilhões de usuários cadastrados na rede. Desses, 83 milhões são usuários do Brasil, o terceiro maior pais no Facebook. No topo, os Estados Unidos possui 179 milhões de usuários, seguido pela Índia com 100 milhões. Porém, quando se leva em conta o numero de usuários ativos, o Brasil fica em segundo lugar, pois, 47 milhões de brasileiros acessam o Facebook todos os dias.
Os brasileiros valorizam o relacionamento, e o Facebook é perfeito para estreitar a distancia e valorizar os seus interesses. Quais são esses interesses? Confira
as maiores páginas de fãs do Brasil, e
as maiores torcidas de futebol no Facebook.